Seguidores

O Google está fazendo algumas alterações no Google Friend Connect, agora os seguidores necessitam ter uma Conta do Google para fazer login no Google Friend Connect para seguir os blogs.
Se você que me seguia e não tinha cadastro no Google, por favor faça o seu cadastro e volte a participar da minha lista de seguidores e saibam que senti sim muita falta de vocês! Estou lhes esperando com o maior carinho!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Castiçal com rosas


Materiais
  • Para a montagem:
    • massa natural
    • cilindro ou caninho de PVC
    • conjunto cortador de Rosas
    • agulha comum grande e agulha de crochê
    • tesoura pequena
    • palitos de dentes
    • cola
    • vela decorativa
  • Para a pintura:
    • tintas a óleo nas cores verde vessiê e terra de siena queimada (da Gato Preto) e rosa escuro (da Acrilex)
    • secante de cobalto
    • aguarráz
    • pincéis cerdas duras nº 4 ordem 815, cerdas duras nº 8 ordem 815, cerdas macias redondo nº 8 ordem 285 (da Tigre)
    • pires pequeno
    • pano macio
Flor
1 - Estique a massa, no cilindro ou usando um caninho de PVC, na espessura de 3 mm. Com a agulha corte um círculo usando como molde um pires, e uma tira de 2 cm de largura (o comprimento da tira dependerá do diâmetro da vela escolhida). Estique novamente a massa, agora na espessura de 1 mm, e corte 11 folhas com o cortador grande (o conjunto cortador de Rosas contém 4 tamanhos de folhas - use o maior).
2 – Forme um anel aproximadamente no diâmetro da vela a ser usada e cole-o no centro do círculo. Esta será a base do castiçal.
3 – Frise as folhas usando o frisador que acompanha o conjunto cortador de Rosas.
4 – Com uma agulha de crochê, afine e ondule as bordas das folhas (rolando a agulha em um movimento de vai-vêm) dando a elas uma certa naturalidade.
5 – Passe cola, da metade para baixo, em três das onze folhas.
6 – Cole as três folhas no anel de massa, distribuindo-as igualmente.
7 – Da mesma maneira, passe cola nas oito folhas restantes e distribua-as harmonicamente sobre o círculo de massa. Não é necessário, mas você obterá um trabalho melhor se deixar secar este conjunto por três dias, antes de continuar a montagem.
8 – Estique mais uma vez a massa na espessura de 1 mm e corte oito pétalas com o cortador médio (o conjunto cortador de Rosas contém quatro tamanhos de pétalas - use o 2º maior).
9 – Afine e ondule as bordas das pétalas igualmente como você fez com as folhas.
10 – Com o polegar, boleie os centros das pétalas deixando-os côncavos.
11 – Com uma pequena porção de massa, modele um "piãozinho".
12 – Para começar a montagem da rosa, posicione uma pétala no "pião" deixando uma sobra de 0,5 cm acima do seu bico, e envolva-o completamente.
13 – Coloque a segunda e a terceira pétala, mantendo a mesma altura da primeira e sempre escondendo as emendas da anterior.
14 – A partir da quarta pétala, usando um palito de dentes, enrole suas laterais duas vezes de cada lado formando um "biquinho" no centro.
15 - Coloque as pétalas restantes sempre na mesma altura e posicionando-as a partir do centro da última pétala que foi colocada. Vá contornando até terminar as pétalas.
16 - Com uma tesoura pequena, corte a sobra de massa da base da rosa.
17 - Faça três rosas e cole-as no círculo de massa (base do castiçal) de modo que seus centros fiquem posicionados entre uma folha e outra (as coladas no anel). Será necessário usar cola e pressionar com os polegares a base da rosa no círculo de massa.
18 - Deixe secar por dois dias.
Acabamento
19 - Pinte primeiro as folhas na cor verde vessiê utilizando o pincel de cerdas duras nº 8 ordem 815, umedecendo-o no secante de cobalto a cada pincelada. Em seguida, faça nuances nas bordas das folhas com a cor terra de siena queimada utilizando o pincel de cerdas duras nº 4 ordem 815 e esfumace usando o pincel anterior, sujo de verde.
20 - Dilua em um pires, um pouco de tinta a óleo rosa escuro em uma quantidade de aguarráz, obtendo uma consistência líquida. Usando o pincel redondo de cerdas macias nº 8 ordem 285, vá pintando suavemente a rosa acentuando a cor no seu miolo e clareando-a em direção às bordas. Após a secagem total, coloque a vela.
Dicas
  • durante toda a pintura mantenha um pano limpo e macio ao seu lado, para tirar o excesso de tinta dos pincéis.
  • a finalidade do secante de cobalto é apressar a secagem da pintura. Ao utilizá-lo, a quantidade deve ser mínima. Utilize o pano macio para retirar o excesso do secante após pegá-lo com o pincel.
  • ao pintar as folhas do castiçal não se preocupe em sujar as pétalas da rosa de verde, pois você pode limpá-las facilmente utilizando um pincel macio e aguarráz, sempre limpando o pincel em um pano macio limpo.
  • para conseguir que o miolo da rosa fique com uma tonalidade mais escura, utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo pura.
  • durante a montagem e pintura das rosas e folhas, se você sentir alguma dificuldade, observe uma rosa natural e procure reproduzi-la. Não tenha medo de errar, pois é através dos erros que alcançamos o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES

Blogs de passo a passo